AlbertoFraga

Durante a 18ª Conferência do PCdoB/DF aprovou por unanimidade uma moção de apoio à deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), líder do partido na Câmara dos Deputados que foi covardemente agredida pelo deputado Alberto Fraga (DEM/DF) com a justificativa de que se pode agredir uma mulher se ela se portar “como homem”. Com o inexplicável arquivamento do processo contra Fraga, os comunistas do DF consideraram fundamental apresentar uma moção de solidariedade à deputada Jandira e contra o comportamento vergonhoso do parlamentar eleito pelo DF.

 

Moção de Solidariedade

 

O PCdoB/DF em sua 18ª Conferência aprovou moção de solidariedade à deputada Jandira Feghali, essa mulher valorosa que tem despertado a ira dos machistas de toda ordem por não se curvar, como desejam aqueles que se orientam pela lógica do patriarcado.

Diante da postura do deputado Washington Reis (PMDB-RJ)  que sugere ao Conselho de Ética o arquivamento do processo de  representação impetrado contra o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), decorrente da violência praticada por ele, há seis meses, contra a deputada Jandira Feghali, quando  incitou o ódio e a violência contra a mulher ao afirmar que  “mulher que bate como homem deve apanhar como homem”, as mulheres e homens presentes à Conferência deliberaram por repudiar a decisão do relator e se solidarizar com a deputada Jandira.

A compreensão é que a decisão do relator vai à contramão da luta travada pela sociedade brasileira preocupada em enfrentar a cultura machista e as práticas decorrentes dela, responsável pela morte de 13 mulheres diariamente em nosso país (Mapa da Violência 2015). Esta posição afirma a impunidade como parâmetro das análises acerca da violência de gênero.

Ao sugerir o arquivamento evidencia-se o perfil conservador da Câmara dos Deputados que entende a vítima como causadora da agressão. Esta inversão de valores é absurda e não pode ser tolerada, ela visa calar as mulheres e manter a violência como uma questão menor.

Basta de violência contra a mulher! Basta de impunidade!

 

18ª Conferencia PCdoB/DF

Anúncios