temeridade

Primeiramente, Fora Temer!

Diante de tantos assuntos instigantes como o aprofundamento da crise de credibilidade do governo golpista de Temer, o início das festas juninas e o flagrante pela segunda vez da detecção inédita de ondas gravitacionais, as dobras no espaço e no tempo postulados por Albert Einstein 100 anos atrás, que sem dúvidas representam um avanço extraordinário no campo da física e da astronomia. Vejam só que legal! A existência das ondas gravitacionais comprova o que o magistral Einstein previu nos idos de 1916.

Mas, quero falar hoje das nossas belas e magistrais festas juninas, surgidas de um ritual pagão, lá na idade média que se espalhou rapidamente pela Europa conduzidas por portugueses, holandeses e franceses. Com forte influência dos ritos dos índios, africanos e europeus – as conhecidas festas juninas de hoje, surge do ventre desses povos. Cirandas, cantorias, xaxados, quadrilhas, xote e baião são expressões do que há de mais genuíno de nossa brasilidade. Tudo no mês de junho tem como poder simbólico: a fogueira.

O rito pagão foi assim assimilado e incorporado ao calendário cristão. Assim, surge as festas juninas. O dia 13 é dedicado a Santo Antônio; o dia 24 a São João e o dia 29 a São Pedro.

O outro magistral Luiz Gonzaga, sanfoneiro cabra da peste, imortalizou no cancioneiro popular verdadeiras preciosidades que embalam as festas juninas. Nada melhor que ouvir nas festas juninas pérolas como: Olha Pro Ceú ou mesmo São João na Roça. Vamos lá cante!

Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo

Foi numa noite, igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava, assim em festa
Pois era noite de São João

Havia balões no ar
Xóte, baião no salão
E no terreiro

O teu olhar, que incendiou
Meu coração!

Viva a genialidade do povo brasileiro!

A fogueira tá queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente, rapapé neste salão.
(…)
Traz a cachaça, Mané.
Eu quero vê, quero vê páia voar
.

 

Viva Luiz Gonzaga! Viva Einstein!

Viva São Pedro! Viva Santo Antônio! Viva São João!

 

Carlos Décimo – Engenheiro de Pesca e Secretário de Organização do PCdoB-DF

 

Anúncios