Confira os principais resultados das urnas em todo o Brasil e assista a opinião de Osvaldo Bertolino sobre o resultado eleitoral. 54 cidades vão ao 2º turno no país; 18 são capitais. Saiba o que ocorreu com os prefeitos em reeleição.

 

Foto: Reprodução TV Vermelho

Jornalista Osvaldo Bertolino (esq.) debateu a eleição com o editor do <b>Portal Vermelho</b>, Inácio Carvalho, durante transmissão da <b>TV Vermelho</b>Jornalista Osvaldo Bertolino (esq.) debateu a eleição com o editor do Portal Vermelho, Inácio Carvalho, durante transmissão da TV Vermelho

Em entrevista aoPortal Vermelho, o jornalista Osvaldo Bertolino, editor do Portal Grabois, analisa os primeiros resultados das apurações do primeiro turno das eleições municipais e avalia que as votações refletiram o cenário político que se formou no país no processo golpista. Para ele, há uma nítida evolução das contradições no campo golpista, que podem ser exploradas pelos setores democráticos e progressistas. Basicamente, em sua opinião, essas dificuldades estão relacionadas às debilidades da equipe política do presidente golpista, Michel Temer, para levar adiante a agenda econômica do golpe.

Após a apuração dos votos, é possível dizer que 54 cidades terão segundo turno no país, entre elas, 18 capitais, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A nova eleição está marcada para o dia 30 de outubro.

Ao todo, eram 92 os municípios com possibilidade de segundo turno nas eleições municipais de 2016 – aqueles que atingiram um número de eleitores superior a 200 mil. Nas eleições de 2012, foram 50 cidades em que houve o segundo turno, entre elas, 17 capitais.

Veja quem vai disputar o 2º turno nas capitais:

Aracaju – Edvaldo Nogueira (PCdoB) x Valadares Filho (PSB)

Belém – Zenaldo Coutinho (PSDB) x Edmilson (PSOL)

Belo Horizonte – João Leite (PSDB) x Kalil (PHS)

Campo Grande – Marquinhos Trad (PSD) x Rose Modesto (PSDB)

Cuiabá – Emanuel Pinheiro (PMDB) x Wilson Santos (PSDB)

Curitiba – Rafael Greca (PMN) x Ney Leprevost (PSD)

Florianópolis – Gean Loureiro (PMDB) x Angela Amin (PP)

Fortaleza – Roberto Claudio (PDT) x Capitão Wagner (PR)

Goiânia – Iris Rezende (PMDB) x Vanderlan (PSB)

Macapá – Clécio (Rede) x Gilvam Borges (PMDB)

Maceió – Rui Palmeira (PSDB) x Cícero Almeida (PMDB)

Manaus – Artur Neto (PSDB) x Marcelo Ramos (PR)

Porto Alegre – Nelson Marchezan Junior (PSDB) x Sebastião Melo (PMDB)

Porto Velho – Dr. Hildon (PSDB) x Leo Moraes (PTB)

Recife – Geraldo Julio (PSB) x João Paulo (PT)

Rio de Janeiro – Crivella (PRB) x Marcelo Freixo (PSOL)

São Luís – Edivaldo Holanda Jr. (PDT) x Eduardo Braide (PMN)

Vitória – Luciano (PPS) x Amaro Neto (SD)

7 prefeitos são reeleitos nas capitais do país; 5 perdem eleição

Dos 19 prefeitos tentando a reeleição em capitais do país, 7 foram reeleitos no primeiro turno. São eles: Luciano Cartaxo (PSD), em João Pessoa (PB); Carlos Eduardo (PDT), em Natal (RN); Amastha (PSB), em Palmas (TO); ACM Neto (DEM), em Salvador (BA); Teresa (PMDB), em Boa Vista (RR); e Firmino Filho (PSDB), em Teresina (PI), e Marcus Alexandre (PT), Rio Branco (AC). Já 5 prefeitos não foram reeleitos e outros 7 passaram para o segundo turno.

https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fvermelhobrasil%2Fvideos%2F1308985859152280%2F&show_text=0&width=560

Fonte: Portal Grabois

Anúncios