Com profunda tristeza que lamentamos o falecimento do camarada João Lopes.

Joãozinho, como era carinhosamente conhecido, deu grande contribuição para a organização do PCdoB no Distrito Federal e foi destacado militante do movimento sindical e do movimento social.

Autêntico filho do nosso povo, abraçou a causa do socialismo e da luta em defesa dos explorados por um mundo mais justo, filiando-se ao Partido Comunista do Brasil no início dos anos oitenta. Sua destacada atuação foi fundamental para a legalização do partido na capital federal. Foi membro do Comitê Regional por muitos anos e cumpriu tarefa de direção.

Ajudou a organizar o PCdoB no Paranoá e em Ceilândia. Servidor do Ministério da Cultura participou da fundação do Sindsep – Sindicato dos Servidores Públicos Federais, militou na Corrente Sindical Classista e foi um dos fundadores da CTB, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, tornando-se primeiro secretário-geral da central no Distrito Federal.

Estava morando no Maranhão onde ajudava o partido em Itapecuru Mirim. Deixa filhos: Sandra, Dineias, Jessica,  Alyne, Rogerio, Raiza, João Lucas e Rodrigo. Seu corpo será transportado para Brasília na quinta-feira onde ocorrerá seu sepultamento. Camarada João Lopes, Presente!!

Comissão Política do PCdoB/DF.

Anúncios